Nossa Palavra – 31 de outubro: Dia das Bruxas – Halloween

Compartilhe esta notícia:

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado, anualmente, em 31 de outubro. Segundo a origem da palavra, halloween é um termo derivado da expressão inglesa “hallow evening”. O termo hallow quer dizer “santo” e eve significa “véspera”, porque, 31 de outubro é a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.  

Mesmo sendo considerada parte de uma cultura tipicamente americana e irlandesa, o Dia das Bruxas se espalhou por todo o mundo.

Assim, a festividade adaptou-se em cada região com o conceito moderno norte-americano do Halloween, em que as pessoas vestem fantasias e as crianças saem de porta em porta pedindo doces.

Acredita-se que a festa surgiu a partir de uma comemoração realizada pelos povos celtas entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. A festa era conhecida como Hallow Evening e foi abreviada para Hallowe’en, chegando à forma atual Halloween.

Em Taquaritinga, essa tradição também é comemorada de forma intensa pelas famílias, principalmente as que tem crianças, e saem às ruas, à noite, principalmente, pedindo doces.

A maior concentração dos taquaritinguenses é verificada nos bairros periféricos da cidade, com crianças se organizando, vestindo-se à caráter, proporcionando uma alegria e, ao mesmo tempo, assustando as pessoas que abrem as portas de suas casas para realizar o atendimento.

As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2,5 mil anos com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro, de acordo com o antigo calendário celta), os mortos e espíritos malignos saíam de suas tumbas para atormentar os vivos. O festival pagão original era chamado de Samhain, que significa “Fim do Verão”.

Para tentar se proteger dos “mortos-vivos”, os celtas decoravam as suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando que com isso podiam afugentar as “forças do mal”

Compartilhe esta notícia: